Tecnologia do Blogger.

POLÍTICA DE SAÚDE DO ENVELHECIMENTO

>> quinta-feira, 21 de outubro de 2010


 No Brasil, entre 1980 e 2000, a população com 60 anos e mais, dobrou de 7,3 milhões para 14,5 milhões (Censo de 2000). Em 2025, o Brasil será o sexto país mais populoso do Mundo.  A Organização Mundial de Saúde, preconiza modos de viver mais saudáveis, e aponta para o Envelhecimento,  relacionando-se  a uma redução do número de crianças e jovens e a um aumento na longevidade. Existe, nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimento, a preocupação com o fato de o envelhecimento da população não permitir que uma força de trabalho em redução seja capaz de manter a população tradicionalmente dependente  (mulheres, crianças e idosos). O Envelhecimento Ativo, é a otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

CRIATIVIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Essas são as palavras de ordem  do Projeto Vida na 3ª. Idade, desenvolvido no Espaço Terapêutico Caminhos do Self, que tem como objetivo trabalhar de forma terapêutica a experiência da 3º. Idade, através da auto-estima, consciência pessoal, familiar e social. O Projeto abrange cinco segmentos básicos: arteterapia, alongamento, dança sênior, informações sobre o envelhecimento e o lazer.
Com a Arteterapia os idosos têm a oportunidade de despertar a criatividade através do manuseio de diversos materiais expressivos, como: tintas, lápis de cor, argila, linhas, tecidos entre tantos outros. Esses materiais servem de instrumento para um fazer criativo e trazem informações à consciência para o autoconhecimento. Está atividade também  estimula a memória e os movimentos das articulações  superiores.
A atividade física é saudável e benéfica para as pessoas idosas. Os exercícios de ativação, mantém a boa saúde e ajuda a conduzir as limitações da idade. Com o alongamento, o idoso melhora a condição física, bem como a coordenação. Ganha força e confiança para as atividades do dia-a-dia, recuperando sua auto-estima.
A dança sênior por sua vez é uma dança de origem alemã, de baixo impacto, que proporciona o estímulo da memória e percepção. Trabalha a lateralidade, coordenação motora e ativa a circulação. Tem passos curtos, leves e mais lentos. Aprendida facilmente, pode também ser praticada sentada, acolhendo assim, idosos que possuem algum tipo de debilidade motora.
Entender o envelhecimento hoje faz um diferencial para se ter uma vida saudável. Através de palestra e reflexões muitos mitos são desmistificados e discutidos, como: Mito: “tarde demais para mudar estilo de vida...” Nunca é tarde demais; pelo contrário, atividade física adequada, alimentação saudável, abstinência de fumo e álcool e uso disciplinado de medicação (prescrita pelo médico) podem prevenir as doenças e o declínio funcional, aumentando a longevidade e a qualidade de vida. O envelhecimento ativo requer autonomia e independência: AVDs (Atividades da vida diária), AIVDs (Atividades integrais da vida diária), atividade física e sociabilidade.
Envelhecer hoje é uma realidade. Venha conhecer nosso Projeto e desfrute de um espaço harmonioso e aconchegante, onde o idoso é respeitado e valorizado.O Espaço Terapêutico Caminhos do Self, fica na Rua Oldegard Sapucaia, nº 6 grupos 201 e 203, no bairro do Méier/RJ. Conta neste projeto com a participação de psicólogos, gerontólogos, professora de educação física e de dança sênior e também uma profissional de Engenharia do Trabalho e Guia de Turismo, para que os idosos tenham acesso ao lazer nos finais de semana, sendo esta uma atividade opcional.  O telefone de contato é 32728471 (horário comercial).
Texto produzido  por: Helayne Costa – Arteterapeuta e Gerontóloga, 
Cláudio de Oliveira,  psicoterapeuta e dinamizador do Grupo de Reflexão

0 comentários:

Fale conosco

E-mail: caminhodoself@globo.com
Tel.: (21) 3272-8471

Novidades!

Mais novidades em breve pra você!

Mais da nossa clínica online

Entre no nosso site e conheça um pouco mais do nosso espaço terapêutico : www.caminhosdoself.com.br

Rua Oldegard Sapucaia - Nº 6 - Grupos 201 e 203 , Méier - Rio de Janeiro - RJ - Tel (21) 3272 - 8471